Saiba o que é Imei de Celular, como desbloquear, descobrir numero do Imei.
BUSCA
Google

DESBLOQUEIO DE CELULAR

SITES ÚTEIS

Imei de Celular

O brasileiro adora falar ao celular. Tanto isso é verdade que vemos pessoas andando nas ruas e falando ao mesmo tempo. Elas, inclusive, atravessam a rua despreocupadamente enquanto entabulam conversa com outra pessoa do outro lado da linha. Há também quem não aguente chegar ao local de destino e bata altos papos ao celular quando está se deslocando em ônibus, metrô e trens.

Essa obsessão do brasileiro pelo celular fez com que já existam mais linhas de celulares em funcionamento no Brasil do que usuários do aparelho. E a cada novo modelo que surge, os usuários correm para as lojas em busca do mais novo lançamento. Em grandes cidades brasileiras, os celulares são muito visados por ladrões, por isso além dos cuidados básicos que devemos ter ao utilizá-los na rua, como procurar um local seguro para conversar, ou prestar atenção sobre quem está a nossa volta, é possível ainda bloquear o IMEI do celular. Mas, o que é IMEI?

IMEI significa International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), ou seja, ele é um número de identificação único (15 dígitos) que cada aparelho de telefone celular possui (o IMEI não deve ser confundido com o número do telefone do chip que está no aparelho), como se fosse uma impressão digital única. Mas como identificá-lo? Como descobrir o número (IMEI) de um celular?

Há duas formas para se descobrir como identificar o IMEI de celular. A primeira é verificando o número que consta no adesivo que está colado no compartimento da bateria. Com o celular desligado, retire a tampa do local em que fica a bateria, tire a bateria e procure um grupo de 4 números, que segue o padrão: nnnnnn--nn-nnnnnn-n. Este é o IMEI do seu celular. A segunda forma é digitando no teclado o código: *#06# para obter o número. Neste caso, o aparelho tem de estar ligado na hora da digitação do código.

Para confirmar que não há problemas com o seu celular, você pode digitar a código *#06# e conferir se o número informado é o mesmo que consta no seu telefone. Se o número for diferente, isso significa que você poderá estar com um celular clonado ou roubado.

A identificação através do IMEI é armazenada em um banco de dados global (EIR - Registro de identidade de equipamentos), que reúne os números de todos os aparelhos de celulares móveis válidos no mundo. Mas, se o IMEI existe, qual é a sua utilidade? Com o número do IMEI em mãos é possível que o usuário bloqueie o IMEI do celular.

Bloqueio de IMEI

Todos os anos, o número de roubos e furtos de celulares é muito grande no Brasil. Por isso, se você for vítima deste crime, saiba que é possível bloquear o IMEI do seu aparelho, e assim evitar que ele seja usado por quem o roubou ou furtou. Quer saber como? Então, confira o que deve ser feito.

Passo 1: Faça um Boletim de Ocorrência

Assim como ocorre quando alguém rouba ou furta a nossa bolsa, carteira ou qualquer outro objeto, a primeira providência ao ter o celular roubado ou furtado é comparecer a uma delegacia para fazer o Boletim de Ocorrência (BO), que é obtido de forma gratuita em qualquer delegacia. O documento é obrigatório na hora da solicitação do bloqueio do IMEI.

Outra vantagem ao solicitar o BO é que você terá como provar que não estava com ele no caso de o celular ser utilizado para algo ilícito.

O BO pode ser adquirido na própria delegacia onde será feito o registro do roubo ou furto ou através de delegacias online.

Passo 2: Fale com a Operadora

Com o BO em mãos, ligue para a operadora e solicite o bloqueio do IMEI. O atendente irá pedir a cópia do BO por email ou fax. Assim, que a operadora recebê-la, o IMEI será marcado como inválido, e o celular não poderá mais ser habilitado em qualquer operadora de telefonia do país.

Bom, depois que você conferiu sobre o que deve ser feito em caso de roubo ou furto, lembre-se de anotar em um local seguro o número do IMEI do seu telefone celular. Assim, se essa infelicidade acontecer com você, é só fazer o que foi descrito acima.

Vale lembrar, no entanto, que o bloqueio de IMEI somente permite que o aparelho não seja mais usado como telefone por quem o roubou ou furtou. Ou seja, o ladrão não pode fazer ligações, porém ele ainda terá acesso a outras informações que estão contidas nele, como acesso a agenda, fotos, etc. Por isso, nunca deixe informações importantes armazenadas no celular, para que estas não possam comprometer a sua segurança futuramente.

Há ainda uma deficiência nesse bloqueio de IMEI. É que quando o aparelho é bloqueado, este não poderá mais ser usado no país onde se vive, mas o celular poderá ser utilizado normalmente no exterior.

Desbloqueio de IMEI

Além da possibilidade de bloquear o IMEI também é possível desbloquear IMEI do celular. Assim, para desbloquear o IMEI é necessário saber o código IMEI (formado por 15 dígitos). Para saber o número correto é muito simples: basta digitar o código *#06#.

Ao digitar os números, tome cuidado para não errar na hora da digitação, pois alguns modelos de celulares poderão ficar permanentemente bloqueados se o código for digitado erradamente por três vezes seguidas. Se isso acontecer, o desbloqueio só poderá ser feito na própria operadora onde o telefone foi adquirido ou através de um software especial.

Também existem alguns programas específicos que podem fazer esse desbloqueio, e que estão disponíveis na internet. No entanto, tome cuidado na hora de fazer o download dos programas, já que sempre há perigo de vírus. Por isso, tenha sempre um programa de antivírus atualizado e ativo antes de baixar o respectivo programa.